top of page
Buscar
  • Foto do escritorBattre

Transformando Pneus em Arte: Oficina de Jardineiras

No último dia 28 de junho, o Espaço Solví da Battre foi palco de uma iniciativa sustentável e criativa: a Oficina de Jardineiras com Reaproveitamento de Pneus. Essa atividade fez parte das celebrações do Mês do Meio Ambiente e reuniu colaboradores e terceirizados da UVS em uma tarde de aprendizado e conscientização ambiental.

 

Ministrada pelo talentoso artista plástico Lemilson Alves, a oficina destacou a importância de reaproveitar pneus, que têm um tempo de degradação indeterminado e ocupam um espaço significativo nos aterros sanitários. Transformá-los em belíssimas jardineiras é uma solução viável e artística para um problema ambiental crescente.

 

Lemilson destacou a importância da arte sustentável na preservação do planeta: "Transformar materiais descartados em obras de arte não é apenas uma maneira de reduzir o lixo, mas também uma forma de conscientizar as pessoas sobre a importância de cuidar do nosso meio ambiente. A arte tem o poder de inspirar e educar, promovendo uma mudança real em nossos hábitos."

 

Além da experiência prática de reutilização de materiais, cada participante da oficina ganhou uma linda bandeja feita pela equipe do Horto Mata Atlântica, utilizando paletes reciclados, reforçando o compromisso com a sustentabilidade. As três jardineiras produzidas durante a oficina estão sendo usadas para compor os jardins da Battre, dando um charme especial à UVS.

 

---

Tutorial: Como Produzir uma Jardineira com Pneus

 

Materiais necessários:

- 2 pneus usados

- Tinta spray de cores variadas

- Faca ou serra tico-tico

- Luvas para serviço pesado e máscara de proteção PFF2 (para a hora da pintura)

- Furadeira

- Parafusos, porcas e arruelas

- Lona plástica

- Tesoura

- Terra adubada

- Mudas de plantas de sua preferência

 

Passo a passo:

 

1. Preparação do Pneu: Limpe bem os pneus, removendo qualquer resíduo de sujeira ou óleo.

2. Recorte do Pneu: Utilize um dos pneus para cortar a borda interna. Com uma faca, faça um furo inicial e vá desenhando toda a borda com o corte. Se tiver uma serra tico-tico, faça um furo guia com a faca e depois continue o corte com a serra. Sugerimos um corte sinuoso para que a borda da jardineira fique desenhada, podendo a parte cortada ser usada como moldura.

Atenção: os pneus possuem linhas de aço na composição, normalmente aplicadas na borda extrema e próxima à parte que toca o solo. Se o corte não estiver progredindo, mude a rota para evitar o aço.

3.Virada do Pneu: Após o corte, vire o pneu de lado, de modo que a parte que antes tocava o solo fique voltada para dentro.

4. Montagem: Encaixe o pneu recortado sobre o pneu inteiro. Se desejar, faça furos com uma furadeira onde os pneus se encontram e fixe um ao outro com arame ou usando parafusos e porcas.

5. Pintura: Utilize a tinta spray para pintar os pneus na cor de sua preferência. Deixe secar completamente antes de continuar.

6. Perfuração: Com a furadeira, faça alguns furos na parte inferior do pneu para permitir a drenagem da água.

7. Fixação da Lona: Corte a lona plástica no tamanho adequado para cobrir o interior do pneu. Fixe-a com parafusos e arruelas, garantindo que fique bem presa.

8. Preenchimento: Encha o pneu com terra adubada, deixando espaço suficiente para as mudas.

9. Plantio: Plante as mudas na terra, distribuindo-as de maneira harmoniosa.

10. Finalização: Coloque a jardineira no local desejado e regue as plantas regularmente.

 

E aí está! Sua própria jardineira sustentável, feita a partir de pneus reciclados.




14 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page