top of page
Buscar
  • Foto do escritorBattre

Campanha Janeiro Branco promove ações de conscientização sobre saúde mental

Atualizado: 17 de jan.

Na manhã da sexta-feira (12), a BATTRE promoveu uma série de ações em prol da campanha Janeiro Branco, com o objetivo de conscientizar colaboradores e a comunidade sobre a importância da saúde mental. O evento teve início com o DSS (Diálogo Semanal de Segurança), que abordou o tema saúde mental, ministrado pela colaboradora Letícia Vardiero.

Durante o DSS, Letícia abordou a importância do equilíbrio entre corpo, mente e espírito. Em seguida, os colaboradores assistiram a um vídeo que ressaltou a relevância da campanha Janeiro Branco e dos cuidados com a saúde mental.

Após o Diálogo Semanal de Segurança, o aterro recebeu a visita dos usuários do CAPS UFBA Garcia. No auditório, eles tiveram a oportunidade de conhecer o funcionamento do tratamento e a valorização dos resíduos produzidos. A transformação do biogás em energia elétrica foi um dos pontos destacados durante a apresentação.

Em seguida, foram conduzidos à Trilha Ecológica Sensorial Sucupira, onde puderam ter contato direto com a natureza e conhecer a fauna e a flora da Mata Atlântica. Durante o percurso, os participantes tocaram em animais taxidermizados, ouviram os sons característicos deles e aprenderam sobre seus costumes.

Após a trilha, eles foram conduzidos ao horto, onde receberam uma aula sobre as ervas cultivadas ali. Posteriormente, visitaram o espaço onde se encontra o biodigestor e tiveram a oportunidade de alimentar as bactérias responsáveis pela digestão dos resíduos, transformando-os em gás e fertilizante.

Na sequência, os usuários foram levados ao meliponário, onde conheceram as abelhas Uruçu-sem-Ferrão, espécie típica do Nordeste, ameaçada de extinção e produtora de um mel suave e adocicado. Durante essa experiência, puderam conhecer a colmeia, entrar em contato com as moradoras dali e experimentar o seu mel.

Para finalizar o passeio, os participantes realizaram um piquenique nas dependências do meliponário, onde tiveram a oportunidade de confraternizar e recarregar as energias antes de retornarem para casa.

Diego Conrado, gerente do CAPS UFBA Garcia, ressaltou a importância desse tipo de passeio para os usuários com transtornos mentais, destacando que "atividades como essa proporcionam uma maior integração social e contribuem significativamente para a valorização da saúde mental".

Cristiano Viola, analista de Comunicação T&V Regional BA da Solví, que realizou o convite para o grupo visitar o aterro, destacou a importância dessa ação para promover o contato direto entre os colaboradores da empresa e pessoas com transtornos mentais, visando desmitificar o assunto e demonstrar a relevância de manter uma boa saúde mental.

A campanha Janeiro Branco na BATTRE foi um sucesso, promovendo uma maior conscientização sobre a importância da saúde mental e contribuindo para a quebra de estigmas relacionados aos transtornos mentais. A empresa reafirma o compromisso em apoiar ações que promovam o bem-estar de seus colaboradores e da comunidade em geral.



18 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page