Cada pessoa joga fora 121 quilos de alimentos por ano, foi o dado levantado pelo Programa das Nações Unidas pelo Meio Ambiente (Pnuma) e pela organização inglesa Warp no ano de 2019. A quantidade informada, multiplicada pelo número de habitantes do planeta, equivale a uma fila de caminhões de 40 toneladas, todos cheios, dando sete voltas na Terra.
Face aos números assustadores e com o propósito de cuidar do meio ambiente e educar a sociedade acerca das práticas sustentáveis, o núcleo de Responsabilidade Social da Regional Bahia da Solví, com apoio das UVSs Battre e Termoverde Salvador e intermediação da Smartie, adquiriu um biodigestor.
O equipamento foi instalado na área do Horto da Battre e nele são depositados resíduos orgânicos que passam por um processo de decomposição realizado pelas bactérias existentes neste ecossistema. Isso gera dois produtos: o biofertilizante para adubar plantas e o biogás para cozinhar ou converter em energia elétrica. Em fase de testes há alguns meses, agora o biodigestor passa a trabalhar em sua plenitude.
Para comemorar esta nova fase do equipamento, diversos colaboradores da Battre e da Termoverde participaram da “Inauguração do Biodigestor”, que aconteceu no dia 25 de agosto, na área onde o mesmo está instalado. Durante o evento, os participantes puderam conhecer de perto o funcionamento do equipamento e tomar um chá de menta adubada pelo biofertilizante e preparado com o biogás.
Neste mesmo dia, foi lançada uma campanha de educação ambiental relacionada à coleta de restos de comida gerados nos refeitórios das UVSs Battre e Termoverde, nos quais serão dispostos receptores sinalizados para a recepção dos resíduos orgânicos.
Este foi um pequeno passo rumo a grandes resultados. Por meio da divulgação desta tecnologia e das benesses que ela traz, pretendemos ecoar a voz da sustentabilidade, da valoração dos resíduos e dos cuidados para a preservação do meio ambiente.
Comentários