top of page
Buscar
  • Foto do escritorBattre

BATTRE se compromete com a neutralização das emissões de carbono durante o Carnaval de Salvador

Na manhã da quarta-feira (31), a Prefeitura Municipal de Salvador e a Battre (Bahia Transferência e Tratamento de Resíduos), anunciaram o compromisso em neutralizar as emissões de carbono durante o Carnaval. O pronunciamento foi feito pelo prefeito Bruno Reis durante a coletiva de imprensa realizada para apresentar todos os serviços e novidades disponíveis na cidade durante o período da folia momesca. Durante o seu discurso sobre está ação pioneira, o prefeito de Salvador salientou que temos um dos aterros sanitários mais modernos do Brasil e do mundo.

Confira abaixo:



Durante todos os dias de festividade, a prefeitura e a Battre se comprometem a neutralizar as emissões de carbono provenientes das viaturas, veículos, trios elétricos, minitrios, pranchões, geradores de energia a partir de combustíveis fósseis, banheiros químicos e contêineres da Prefeitura Municipal de Salvador. É importante ressaltar que todas as atividades necessárias para a realização do evento liberam, direta ou indiretamente, gases de efeito estufa, como a queima de combustíveis fósseis e o consumo de energia elétrica.

O processo funciona da seguinte forma: os resíduos gerados no município de Salvador são depositados no Aterro Sanitário Metropolitano Centro.  Através de um conjunto de boas práticas operacionais, o metano (CH4) é gerado como resultado da decomposição anaeróbica dos resíduos. Este gás de efeito estufa é capturado e queimado, evitando que seja liberado na atmosfera.

Os créditos de carbono, reconhecidos pela ONU, são gerados com base na quantidade de metano que foi evitada de ser liberada na atmosfera, cumprindo a sua missão com a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente.

Para realizar essa compensação com as emissões provenientes do Carnaval de Salvador, será realizado um inventário detalhado para quantificar as emissões de CO2, por meio da coleta de dados precisos cedidos pela organização do evento. Essas informações serão convertidas e calculadas utilizando metodologias reconhecidas pelo comitê de Mudanças Climáticas das Nações Unidas, garantindo a precisão e a confiabilidade dos resultados.

Para Ângelo Castro, diretor Regional da Solví: "O compromisso da Battre em neutralizar as emissões de carbono durante o Carnaval de Salvador reforça a importância da compensação de crédito de carbono. Através das boas práticas operacionais adotadas no aterro sanitário de Salvador evitamos que esse gás de efeito estufa seja liberado na atmosfera, contribuímos para a preservação do meio ambiente e ratificamos o nosso alinhamento com as práticas ESG. Estamos muito orgulhosos em fazer parte desse compromisso com os cidadãos soteropolitanos.".



34 visualizações0 comentário
bottom of page